"Catwalk" é uma instalação de Miguel Flor de curta duração na FUNDAÇÃO. Talvez a possamos qualificar, de forma mais específica, como um happening.

Devido à sua duração limitada a um espaço de tempo de duas horas, ela evoca mais um acontecimento, do que a representação atemporal da colocação e distribuição de objectos, imagens, som, etc. no espaço expositivo da instalação.

Segundo este título (tradução para a língua portuguesa - passadiço) somos confrontados com o território central do artista e designer – o vestuário.

O vestuário porque uma das formas convencionais de se dar a ver é no passadiço, é moldado ao corpo e figura humana que desfila, na tentativa de se apreender a sua total concretização.

Aqui Miguel Flor transporta-nos para um tempo póstumo, um tempo outro, diferente do momento da apresentação das peças. Um momento dos tecidos que traz todos os anteriores consigo, o estádio em que todas as marcas e inscrições se dão a ver já fora da sua função primeira, a etapa em que o vislumbre do que vem a seguir pede a nossa imaginação.

Esta "Catwalk" é o passadiço onde por breves instantes o lugar das coisas não é o provável, onde o que desfila e o desfilado, o observador e o observado permutam constantemente.


Fevereiro 2010

José Pereira